O processo de consultoria organizacional se realiza através de um consultor — que pode ser externo ou interno — e a empresa cliente.

Nesse processo, o consultor auxilia os colaboradores nas tomadas de decisões necessárias , sem interferir diretamente na situação.

Isso significa que o consultor busca fazer com que os colaboradores, sejam executivos ou auxiliares, busquem o melhor caminho para alcançar suas metas e objetivos.

A consultoria organizacional, personalizada no consultor, se dá como um conselheiro que atua com uma visão de fora sobre o que precisa ser melhorado.

Por isso, encare-a como um investimento. Estudos apontam que a consultoria atualmente age como uma importante ferramenta de competitividade entre empresas.

Vantagens da consultoria organizacional

A consultoria organizacional oferece um apoio neutro dentro da empresa, quando o consultor for externo e estiver ali apenas para ajudar naquilo que for solicitado.

Ao mesmo tempo, ele pode ajudar a solucionar problemas** com mais facilidade** por já ter passado por situações parecidas em outras empresas, conhecendo, assim, as melhores estratégias.

Ele atua, também, como um catalisador de processos e impulsiona a empresa e seus funcionários a entregar o seu melhor nas tarefas cotidianas. Isso não apenas com quem está envolvido nos setores que são foco das melhorias para as quais ele foi contratado, mas os funcionários da empresa, como um todo, ficam mais motivados.

Modelo de trabalho

consultoria organizacional, como já dito, funciona a partir de um consultor, um profissional capacitado que trabalha como um treinador.

Esse profissional é experiente em assuntos relacionados com a administração pessoal e profissional dos clientes que buscam seus serviços para melhorar o seu desempenho.

Para que o trabalho funcione, é indispensável que o consultortenha ampla experiência prática no mercado de atuação da organização em que está prestando seu serviço.

Afinal de contas, sua missão na consultoria organizacional é indicar medidas e ações efetivas para o crescimento progressivo e contínuo da empresa cliente.

Essa consultoria organizacional pode ser interna ou externa.

Na externa , o consultor é alguém de fora que não está ligado aos processos da empresa, trabalha de forma autônoma e para vários clientes.

E, por isso, é necessário que ele conheça muito bem o cliente em busca de auxiliar na resolução das demandas que necessitam de melhorias.

Dessa forma, o consultor cumprirá o seu papel de guiar a empresa para o aumento do desempenho e lucros.

O profissional de consultoria organizacional interna , diferentemente do externo, é alguém que está ligado ao quadro de profissionais da empresa cliente.

Assim, ele já tem conhecimento dos valores e práticas da empresa, atuando diretamente diante dessa percepção.

O processo de consultoria organizacional passa pelas seguintes etapas:

1. Apresentação

Nessa primeira etapa acontecem as primeiras conversas entre consultor e cliente.

É nesse momento que o consultor pode apresentar seu portfólio, falar sobre suas experiências no campo da consultoria organizacional, seus resultados conquistados e expectativas diante da nova possibilidade de trabalho.

O primeiro passo é estabelecer essa conexão entre profissional e cliente.

2. Contratação

Após ser contratado, o consultor faz uma análise profunda sobre seu cliente – no caso, a empresa contratante – e busca por setores da organização que precisam de melhorias.

Em paralelo, o consultor viabiliza de que forma essas questões a serem resolvidas conversam com os principais anseios e desejos do cliente para a sua própria empresa, bem como para o serviço de consultoria organizacional que será prestado.

É então que, depois de identificar essas questões principais, o consultor é capaz de montar sua estratégia, estabelecendo metas e prazos para apresentar os resultados.

3. Diagnóstico

Depois do levantamento dos dados e necessidades da empresa, o consultor organizacional avalia em profundidade cada uma delas para que possa dar um diagnóstico real da situação.

Nesse ponto, são definidos os métodos que serão utilizados para alcançar essas melhorias.

4. Retorno e prática

Assim, com os dados obtidos no levantamento da fase anterior, o profissional contratado para fazer a consultoria organizacional da empresa passa todos os dados para o cliente, através de sua visão analítica do caso.

Com uma metodologia definida e repassada para a empresa, é hora de começar a colocar tudo em prática.

5. Finalização

Depois de colocadas em prática as primeiras estratégias, é feita uma avaliação dos primeiros resultados obtidos.

Esse é o momento em que o consultor apresenta seus dados, indicadores de desempenho e dados de antes e depois do processo.

Dessa maneira, ele demonstra claramente a finalidade de seu trabalho e importância da consultoria organizacional.

Depois dessa apresentação, se houver necessidade, a metodologia utilizada poderá ser aplicada a outros setores da empresa que também apresentam problemas internos.

Ao contrário, se os objetivos forem concretizados, a consultoria organizacional pode ser encerrada.

Assim, o que esse espera, é que a empresa esteja pronta, tendo absorvido as lições completamente, sendo capaz de adaptá-las para o trabalho diário.

6. Monitoramento

Nessa última etapa, o consultor realiza uma análise do planejamento feito antes da implementação da metodologia.

Assim, ele avalia cada uma das estratégias planejadas em paralelo com o que foi de fato realizado em relação às mesmas.

Ele faz uma revisão de todas as correções, reuniões e resultados do processo em busca de algo que talvez tenha ficado de fora.

Essa etapa tem o objetivo de concretizar completamente todos as metas traçadas do contrato da consultoria organizacional para o cliente.

Resultados gerados

Após passar por uma consultoria organizacional de sucesso, a empresa terá mais estabilidade e também terá adquirido conhecimento prático de como melhorar seu desempenho.

Os resultados vão variar de acordo com as metas que cada empresa busca na consultoria organizacional, e as etapas desse processo também podem variar em função dessa questão.

O empresário, no entanto, não deve ter a ilusão de que a consultoria fará milagres no seu empreendimento. É preciso que esse trabalho seja encarado como um primeiro passo para continuar progredindo.

Mas é certo que a consultoria organizacional traz diversos benefícios para as empresas. Não apenas por solucionar dificuldades específicas, mas também por melhorar o desempenho de toda a equipe.